7 coisas que você precisa aprender com as mulheres que viajam sozinhas

7 coisas que você precisa aprender com as mulheres que viajam sozinhas

Cada vez mais mulheres viajam sozinhas e, apesar de ainda estarmos longe do ideal, a indústria para esse tipo de viajante aumenta cada vez mais. As mulheres estão buscando as viagens de seus sonhos, mesmo que isso signifique que elas façam isso sozinhas. Mesmo com livros, sites, artigos e toda a publicidade, as mulheres que viajam sozinhas ainda são (muito) mal compreendidas. Para acabar com esses mal entendidos, listamos 7 coisas que você precisa saber sobre mulheres que viajam sozinhas.

Sim, ela tem amigos

Mas, quando todos os seus amigos estão casados e com filhos e as programações de férias não batem, é possível que vocês não consigam se acertar para viajar juntos. Talvez essa mulher tenha estilos de viagem incompatível com os dos amigos. Talvez  seus amigos sejam daqueles que falam que vão e desistem. Ela pode ter tido experiências ruis de viagem acompanhada ou, simplesmente, ela GOSTA DE VIAJAR SOZINHA. De qualquer maneira, é bem possível que sim, ela tenha amigos, mas não, não rola de viajar com eles.  

IMG_5867
Paraty – Rio de Janeiro

 

Não, ela não quer a sua atenção

Talvez essa seja a maior das aprendizagens sobre uma mulher que viaja sozinha. Não é porque ela é uma mulher comendo, andando, viajando de um trem ou fazendo qualquer coisa sozinha que ela precise ou queira a sua atenção. Nem todas as mulheres que viajam sozinhas são solteiras ou estão em busca de novas aventuras amorosas.  Algumas de nós são bem casadas ou solteiras felizes, querem conhecer o mundo ou tirar férias conjugais. Não estou dizendo que os homens não deveriam se aproximar dessas mulheres ou mostrar interesse, pode ser até bem lisonjeiro. Pode até dar certo e rolar alguma coisa. Mas vamos estar certos de que: não é porque ela está sozinha que é um alvo fácil ou que precise de proteção. E, por favor, parem com a tática de aparecer na frente da câmera enquanto ela está tirando uma foto ou de seguir-la enquanto ela está andando.

Sim, ela está tirando selfies

Quando você viaja sozinha e tira da bolsa um pau de selfie, as pessoas olham para você como um extraterrestre. Como? Por quê? O que eu estou vendo? Sim, ela está tirando uma selfie porque está viajando sozinha, lembra? Não é nada anormal, e, partindo do pressuposto de que quando você pede para um estranho fofo tirar uma foto sua, 99% das vezes ela sai terrível,  é mais fácil virar seu próprio papparazzi fazer a coisa do seu jeito. Afinal, a gente também quer boas memórias das nossas viagens.

IMG_4270
Mesquita em Istambul, Turquia

Não, ela não é solitária 

Algumas de nós somos excelentes companhias, até para nós mesmas. Pessoalmente, tenho altos papos divertidos comigo. Há uma concepção errada de que viajar só é solitário e para algumas pessoas realmente pode ser. Para outras, especialmente aquelas que são introvertidas ou aquelas que precisam de um tempo sozinhas é tudo, menos solitário. Eu trabalho com crianças e muitas vezes preciso ficar na minha, quieta e em silêncio. Gosto de apreciar sozinha paisagens, exposições, fazer as coisas no meu tempo e do meu jeito. Estar confortável com você mesma é muito poderoso. Quando você deixa o silencia seu mundo e se escuta, isso traz autoconhecimento e te ajuda a enxergar melhor o que você pensa, acredita e deseja. Além do mais, viajar sozinho é uma excelente oportunidade para conhecer gente nova pois saímos da nossa zona de conforto, nos sentimos mais dispostos a conversar com as pessoas e não temos nenhuma obrigação de fazer vínculo com elas, o que deixa tudo muito mais leve e prazeroso. Tenho amizades muito especiais feitas em viagens e fotos de momentos incríveis com pessoas que nunca mais tive contato.  

IMG_4891
Berlim, Alemanha – Monumento aos Judeus

Sim, poderia ser interessante viajar com gente

Ela provavelmente sabe que pode ser legal viajar com as pessoas. Seria bom ter amigos para conversar no jantar, compartilhar as coisas que viram ao longo do dia ao invés de fazer as refeições e planos sozinha. Seria interessante dividir experiências com outras pessoas ou ter alguém para olhar sua mala enquanto você vai no banheiro no aeroporto, ao invés de espremê-la na cabine minúscula. Não é que ela seja anti social e não queira compartilhar seus momentos, ela simplesmente não pode e não quer esperar o momento em que seus amigos ou parceiros possam viajar com ela.

IMG_1124
Nice, sul da França

Não é tão assustador quanto você pensa

E realmente não é. Se você prestar atenção nas histórias de assédio ou violência sexual vai se dar conta de que o perigo está em qualquer lugar, até mesmo na sua própria cidade. Viajar sozinho parece perigoso porque você está longe da sua zona de conforto e do que você conhece, mas é possível que não seja tão ou mais perigoso que andar por onde você mora. É só tomar o cuidado necessário, estar atento do mesmo jeito que faz na sua própria cidade. É um vício. Uma vez que você experimenta a liberdade de viajar sozinha, nunca mais vai querer fazer outra coisa.

IMG_2874
Castelo de Chenonceau, Vale do Loire – França

 

Sim, ela é F*$#

Se você é das que viaja sozinha, pode abrir uma taça de vinho e fazer um brinde a você mesma, você é sinistra. Qualquer mulher que se liberta e corre atrás dos seus objetivos e sonhos sem ter alguém para segurar a mão (ou a barra) é um poço de coragem. Desafiando a norma social e as obrigações impostas, ela constrói a vida nos seus próprios termos e bota um ponto final em qualquer discussão ou julgamento sobre casamentos, filhos e etc.  Essa é uma  das minhas definições de mulher F*$# . Tintin pra você.

IMG_4201
Voando de balão na Capadócia, Turquia

 

Isabella tem 35 anos e é professora, escritora e celebrante. Viaja sozinha há quase 10 anos. A primeira foi a mais difícil, mas depois ela tomou gosto e não quer fazer outra coisa.  Quando criança, não dormia nem na casa da avó. Hoje, é casada e viaja o mundo sozinha por opção.

Artigo original: Katie McIntosh

Traduzido e adaptado por Isabella Zappa

Original disponível em: https://www.huffingtonpost.com/entry/7-things-you-need-to-know-about-the-woman-who-travels_us_5a2a715be4b04e0bc8f3b3a7

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑